sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Blá Blá Blá (O Facebook) (3)

Olá princesas!



Todas nós temos a plena consciência que a invenção do facebook (pelo Mark Zuckerberg) transformou o mundo. Criado com o objectivo de aproximar unicamente estudantes universitários, depressa o alcançou  e acabou por aproximar a humanidade inteira (ok, também contribuiu para alguns afastamentos).
Como todas as redes sociais e como tudo na vida, também esta tem os seus aspectos positivos e negativos... 




Os efeitos negativos do facebook:

  • Segundo um estudo da Associação Americana de Psicologia, o uso exagerado das redes sociais pode provocar depressão;
  • A utilização em demasia cria nos utilizadores tendências narcisistas; (E eu que pensava que os narcisistas se limitavam a passar uma tarde inteira a ver-se ao espelho ou então em frente a alguma montra ou porta espelhada...)
  • Segundo um Professor da Universidade da Califórnia (Larry D. Rosen) os utilizadores do facebook têm tendências agressivas e anti-sociais;
  • O uso diário e frequente das redes sociais causa um impacto negativo nos estudos e no trabalho. (Ok, principalmente se o fizerem no horário de trabalho... Como tantos funcionários públicos fazem! --')

Relações e vida social vs Facebook



Devido ao impacto que o Facebook teve na vida de milhões de pessoas a psicologa Cláudia Morais escreveu um livro intitulado "O amor e o Facebook" no qual dá umas dicas a ter em conta:

  • Tal como na vida real não partilhamos tudo com toda a gente, o mesmo deve acontecer com o facebbok, por isso devemos criar e diferenciar grupos: amigos, familiares, colegas,... ; 
  • Não devemos ter receio de rejeitar alguns pedidos de amizade;
  • Sermos "amigos" do nosso namorado no facebook não significa estarmos em constante vigilância, mas sim transparência, revelando uma relação segura;
  • Não devemos esconder do nosso namorado as nossas relações e ligações mantidas no facebook, isso irá criar insegurança no nosso parceiro e originar equívocos;
  • Devemos definir horários de utilização desta rede social;
  • Para alguns casais não há problema o namorado(a) dizer que gosta e comentar as fotos de outros rapazes ou raparigas, enquanto que a outros casais uma atitude dessas causa angústia ou raiva; (Que se atreva a clicar "gosto" ou a comentar fotos de outras raparigas em bikini... Depois vemos se eu me importo ou não! :p)
  • Os casais não se devem lamentar ou queixar da sua relação no facebook, isso só irá aumentar a tensão; (Nunca percebi o porquê de muita gente fazer isto...)
  • Se sentimos curiosidade em relação ao perfil do nosso ex namorado isso pode estar relacionado com situações mal resolvidas e mágoas não ultrapassadas, mas não significa que desejamos reatar a relação;
  • Se vigiamos constantemente o perfil do nosso namorado é sinal de que entre nós existe uma falha de comunicação. (Não necessariamente!)



A minha opinião pessoal:

Utilizo o facebook já há cerca de dois anos e não me considero viciada por visitar a minha página mais que uma vez ao dia (apesar de as minhas visitas à rede social serem bastante rápidas)... Inicialmente criei a minha conta porque achava piada ao farmville e pouco mais do que isso fazia. Actualmente já nem o farmville utilizo, as coisas perdem piada com o passar do tempo! 
Em relação aos pedidos de amizade, só aceito os das pessoas que conheço (e mesmo assim rejeito os de algumas pessoas que conheço mas com as quais não tenho nenhum tipo de relação nem pretendo ter...). Como professora (desempregada de momento, mas professora) não aceito o pedido de amizade de alunos meus, por uma questão de ética profissional (e porque não quero que os meus alunos passem as aulas a comentar as fotos que eu tenho ou os comentários que há no meu perfil).
Apesar de não actualizar constantemente o meu perfil e de raramente escrever no meu mural, respondo às mensagens e comentários que os meus amigos me deixam (quando me interessa, quando não me interessa simplesmente ignoro ou apago), tenho divulgadas algumas fotos pessoais (a que só os meus amigos têm acesso).
Sou "amiga" do meu namorado no facebook, mas nunca publico comentários (apreciativos ou depreciativos) acerca do nosso relacionamento (estou a referir-me a comentários extremamente pessoais, que muita gente faz questão de exibir nos seus murais... Mas cada um sabe de si!)... 
Quanto à questão de o meu namorado comentar o perfil de outras raparigas... Admito que depende do comentário... Como qualquer rapariga (acho eu) não iria admitir que o meu namorado comentasse fotos de outras raparigas com segundas intenções ou elogios ousados... E não é uma questão de insegurança, é uma questão de respeito... Eu também não o faço a outros rapazes! Mas se for um comentário inocente a uma amiga ou conhecida, tal como eu faço aos meus amigos, não vejo qual é o problema...



E vocês princesas, são viciadas no facebook? Têm alguma história engraçada relacionada com esta rede social? Acreditam em histórias de amor iniciadas nas redes sociais e já viveram alguma? Contem-me tudo! :)

Beijinho!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Never look back, if Cinderella went back to pick up her shoe, she wouldn't have become a princess ♥