Desengane-se quem pensa que isto só acontece nas mensagens escritas, e-mails ou no facebook. Infelizmente não. A verdade é que há cada vez mais adeptos desta linguagem alienígena.
No ano lectivo passado estagiei numa turma de 5º ano na disciplina de Língua Portuguesa. Com a aproximação das férias de Natal chegou também a época de testes de avaliação. Como a maioria dos testes de Língua Portuguesa, o que eu apresentei à turma tinha um espaço com algumas linhas para que cada um deles produzisse uma composição. O tema da composição estava relacionado com a matéria leccionada durante o 1º Período: A carta. Os alunos tinham de escrever uma pequena carta, direccionada a já-não-sei-quem a falar-lhe das tradições Natalícias da sua região.
A turma era fraquinha, mas tirando dois ou três alunos, eram crianças esforçadas, por isso quando parti para a correcção das composições já não estava à espera de textos muito bem estruturados e conseguidos, já para não falar dos erros ortográficos...
Depois de algumas composições corrigidas e pontuadas deparo-me com a do aluno X que eu fotocopiei (porque me vai dar imenso jeito reflectir acerca disto na minha dissertação) e não resisto em partilhar:
"Oi
Kmo tás? Sou o X. Toute a eskrever do teste de pt pk a tagiária mandou falar do natal aki. Aki o natal e dia 25 i ai tbm. Aki komemos pru e abrimus prendas e a meia noite bebemus xampanhe e kumemus uvas sekas. O k eu gosto mais e as prendas e keria muitas mas n vou ter pk tenho mas notas mas keria um aukografo do Messi se ele me desse a sua kamisola. (...) bjo tagiária e mt cool"
Mostrei a composição à minha orientadora de estágio (Professora Doutora do Ensino Superior) e qual não é o meu espanto quando a ouço dizer:
"Que engraçado! Tem alguns erritos, mas até tem umas ideias engraçadas. Deu-lhe zero na composição, porquê? Ele esforçou-se e obedeceu ao tema... E além disso ainda diz que gosta muito de si, nota-se que ele sente carinho por si e isso é óptimo, criar esta relação assim entre um professor e um aluno é fantástico, é algo que deve ser valorizado!"
A sério? A sério? Tinha ideias engraçadas? Onde? Eu não vi nenhuma. Erritos? Ele mal conseguiu escrever uma palavra de forma correcta. Obedeceu ao tema? A culpa deve ter sido minha, devo ter explicado mal o tema da composição. Eu sei que é óptimo criar uma boa relação entre os professores e os alunos, eu prezo muito isso e dou sempre o meu melhor nesse campo, mas o propósito desta composição não era avaliar a relação criada entre mim e este aluno, mas sim avaliar as suas competências ao nível da Língua Portuguesa. E essas para mim eram nulas, lamento.
Eu confesso que em mensagens abrevio muito...mas é só para ser mais rápido, porque a escrever não consigo abreviar... xD
ResponderEliminarE a minha criação do blogue parece que não mas também me ajuda a não dar erros ou então a evitar :)
Mas confesso que em mensagens de telemóvel sou muito reduzida xD ahahah
Mas esse aluno nossa mãe do céu :S isso é de mais, e ainda só está no 5º ano... o mal disto é dar telemóveis aos putos tão cedo...de certo no seu 2º ou 3 º ano já andava a escrever mensagens e depois chega-se ao 5º ano e já não consegue não dar erros :S
Eu nunca fui de abreviar, fui sempre de escrever as palavras completas. É verdade, escrever e ler com regularidade ajuda, em muito, a colmatar alguns dos nossos erros e a acabar com algumas das nossas dúvidas em relação a como escrever certas e determinadas palavras.
EliminarSão os telemóveis e as mensagens escritas cedo demais, são as publicações nos murais do facebbok, é a falta de leitura e a falta de interesse em aprender... Há crianças que não se interessam minimamente pela escola e por adquirir novos conhecimentos.
Pois... é a prova de que não é necessário ser muito inteligente para chegar a Professora Doutora. :/
ResponderEliminarInfelizmente como estás há muitas outras a dar aulas na universidade onde eu estudei! --'
EliminarPior do que a composição do X, só mesmo a resposta da tua orientadora. É por causa de pessoas assim que o ensino está como está!
ResponderEliminarCom professores deste género não se pode esperar um futuro muito brilhante para os seus alunos! :/
EliminarAh pois, a noção da realidade das professoras doutoras, anda um bocado distorcida. :/
ResponderEliminarInfelizmente ficam-se pelo título de Professoras Doutoras, porque o conteúdo que o título deveria acompanhar é inexistente! :/
EliminarQuando a moda dos K e X chegou eu aderir, mas apenas nas sms porque era uma forma de escrever mais rápido e porque ainda era uma adolescente! Agora sou simplesmente incapaz de usar um k e um X na palavra errada.
ResponderEliminarPior que a composição, foi mesmo a resposta da tua orientadora! :S
Pearls go Chic
Eu também escrevo de forma correcta, faz-me impressão e não consigo decifrar algumas mensagens que me mandam cheias de letras erradas nas palavras erradas...
EliminarConcordo contigo em relação à orientadora e à composição. :)
Hhahah eu entendo a tua frustração como professora...beijinhos e obrigada pelas melhoras! Aqi as colegas ainda gozam cm se eu n tivesse nada, uma ate ligou o ar condicionado q esta por cima de nós. enfim..
ResponderEliminarProfessora desempregada... Ou como o Nuno Crato insiste em apelidar os professores que estão no desemprego: Candidatos a professores! --'
EliminarA mim fazem-me o mesmo quando estou assim, ninguém acredita... E depois eu começo-me a rir e pensam mesmo que estou a gozar! LOL
A sério que há crianças a escrever assim? :S Com professoras dessas não devem ir muito longe. Há certos erros que me fazem subir o sangue à cabeça. Respeite-se a nossa língua!
ResponderEliminarInfelizmente há cada vez mais crianças a escrever assim, mas pior que elas escreverem assim é uma Professora Doutora admitir que o façam! --'
EliminarOh meu Deus, que cumulo o miúdo tem cá um jeitinho para cartas! Mas também com professoras dessas não vai muito longe, tendo em conta que ela valoriza tudo aquilo que ele faz de mal :0
ResponderEliminarNão é a valorizar este género de disparates que ele algum dia vai aprender a falar e a escrever de forma correcta, mas enfim! --'
Eliminarnão sei o que é pior , se a composição ou a resposta da professora !
ResponderEliminarEu acho que é mesmo a professora. Ao valorizar este género de situações está a contribuir para que ele nunca aprenda a falar ou escrever num português correcto!
EliminarEssa espécie de carta é de tirar o fôlego a qualquer pessoa...
ResponderEliminarEu pergunto-me, como é que um aluno destes chega ao 5º ano sem nunca ter reprovado?
EliminarTens toda a razão! "erritos"?! Chiça!
ResponderEliminarPara mim o que ele escreveu foi uma calamidade, mas se ela só viu ali uns erritos... Enfim! --'
EliminarA tua orientadora só pode ser burra com certeza.
ResponderEliminarPartilho da tua opinião, apesar de ela fazer questão de repetir constantemente que é Professora Doutora!
Eliminar