domingo, 26 de agosto de 2012

A páginas tantas (6)

Olá Princesas!

Tenho andado bastante nostálgica e são bastantes as vezes que dou por mim a recordar os momentos de escola do secundário. Não só os intervalos passados com os amigos, mas também as aulas. A minha disciplina predilecta sempre foi a de Literatura Portuguesa onde estudávamos detalhadamente obras de diferentes autores... Ao contrário do que possam pensar, as aulas eram bastante motivantes e dinâmicas, não eram estanques. O professor fazia-nos envolver na leitura das obras, suscitava-nos a curiosidade e o interesse. Durante as aulas fazíamos debates acerca de diferentes temas abordados nos vários livros lidos comparando-os com o panorama actual. Para quem lia verdadeiramente as obras de estudo obrigatório eram aulas bastante enriquecedoras que passavam num abrir e fechar de olhos...

O livro que hoje me propus a apresentar-vos chama-se "Os Maias" de Eça de Queirós e foi por mim esmiuçado em muitas das aulas de literatura. 



Publicado pela primeira vez no ano de 1888, "Os Maias" é considerado a obra prima de Eça de Queirós e uma das narrativas mais importantes da literatura portuguesa. 
É um romance realista e naturalista onde predominam as críticas à sociedade e à decadência vivida em Portugal (a nível cultural e político), peripécias e tragédias típicas dos enredos passionais, sem nunca descartar o fatalismo.
"Os Maias" retratam a história de três gerações diferentes da família Maia, dando, posteriormente,  mais relevância à última geração e ao incesto de Carlos da Maia e Maria Eduarda.

Foi um livro que gostei muito de ler na altura (e apesar de já ter sido há algum tempo atrás, ainda me lembro da história pormenorizadamente), o enredo da história conseguiu envolver-me e transportar-me para a época. A forma irónica com que o autor descreve determinadas situações e personagens conseguiu-me provocar algumas gargalhadas e fez-me perceber que apesar de passados tantos anos desde que a obra foi escrita, esta, continua bastante actual no que respeita ao carácter social e à necessidade de afirmação, fausto e exibição de riqueza (que por vezes nem existe) por parte de algumas pessoas. 
Confesso que, quando o li, achei que o livro tinha algumas partes extremamente maçadoras, nomeadamente as intermináveis descrições da casa da família Maia, o Ramalhete.

Há uns anos atrás, foi transmitida na SIC uma série produzida pela Rede Globo inspirada na obra de Eça de Queirós que obteve um enorme sucesso pelo mundo inteiro.
Assisti apenas a um episódio, depois acabei por desistir pois ficava muito aquém do livro.

No entanto, aqui fica o trailer, para o caso de alguém sentir curiosidade:





E vocês princesas, conheciam esta série? Já leram o livro?

Beijinho 

14 comentários:

  1. Eu devia ter vergonha de dizer isto mas...nunca li os Maias! Saquei uns resumos da internet e foi assim que fiz os testes e o exame...mas agora que já não é uma leitura obrigatória já tenho alguma curiosidade! Odeio ter que ler livros por obrigação, fico logo de burro amarrado mesmo se o livro for bom...loool

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muita gente que faz isso, eu própria também fiz para alguns livros que eu achava desinteressantes! :) Vale mesmo a pena ler, eu pelo menos gostei muito! :D

      Eliminar
  2. Oh Os Maias... há tanto tempo! Eu esta série nunca vi, mas fui ver o teatro há uns três anos em que o Carlos era interpretado pelo José Fidalgo :D
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também fui ver a peça de teatro, mas já não me recordo se era com o José Fidalgo! :/

      Beijinho ♥

      Eliminar
  3. ja li uns pedaços desse livro e muitos resumos :):)

    ResponderEliminar
  4. Hummmm, gostei muito deste post, até porque tenho de lê-lo e agora até estou com mais vontade! (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de ser um livro grande, vais ver que não custa nada e que é de leitura fácil e tem uma história envolvente! :)

      Eliminar
  5. A série não vi mas li o livro no 12ºano e gostei muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também o li no secundário e acho que fui a única pessoa da turma a gostar! x)

      Eliminar
  6. Nunca li, comecei mas achei chato. Mas quando fui estudar os resumos para os exames achei que era uma história gira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma história muito gira, vale mesmo a pena leres! :)

      Eliminar
  7. A série não vi mas li o livro no 12º ano e adorei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A série também acabei por não acompanhar, mas do livro também gostei bastante! :)

      Eliminar

Never look back, if Cinderella went back to pick up her shoe, she wouldn't have become a princess ♥