sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Botox: A fórmula da eterna juventude.

Olá Princesas!



Ao folhear revistas, na internet ou na televisão todas nós já nos deparamos com imagens de "mulheres kitadas" (alcunha que o meu namorado e amigos carinhosamente puseram às adeptas da cultura do botox). O "tema botox" é bastante controverso, há os que são totalmente a favor e os que são expressamente contra, há aqueles a quem "nem aquece nem arrefece" e há ainda aqueles que nunca fariam, os que sonham a vida inteira ter dinheiro para o fazer, há quem o faça de forma moderada e há os que perdem a noção e o utilizam de forma extrema. Mas será que o chamado "elixir da juventude" se pode tornar um vício? 
As injeções de toxina botulínica (só o nome me assusta), conhecido comercialmente como botox são recomendadas para a dissimulação de rugas e no top das suas utilizações estão o disfarce de rugas junto aos olhos, sobrancelhas e testa. Apesar de ser um método eficaz os seus efeitos só duram cerca de seis meses, o que leva 40% dos seus utilizadores a sentir vontade de voltar a utilizar o produto milagroso (segundo um estudo inglês).
O mesmo estudo revela que 50% dos utilizadores desta técnica afirmam sentir-se mais jovens pelo facto de conseguirem disfarçar as suas rugas e que as pessoas que já utilizaram esta técnica mais de 5 vezes revelam uma forte adição (apesar de entendidos em medicina estética se recusarem a admitir que o botox causa dependência).



O botox é um medicamento, serve para tratar problemas específicos, e como tal tem contra - indicações e efeitos secundários (algumas pessoas não podem mesmo utilizar botox devido às mais variadas situações). Usualmente é aplicado em três zonas do rosto: na testa, entre as sobrancelhas e no contorno dos olhos e a aplicação em cada uma destas zonas tem um custo médio de 100 euros.



Antes de nos aventurarmos no "mundo do botox" devemos:
  • Consultar um médico com formação em estética (nunca devemos sujeitar-nos a um tratamento género num cabeleireiro, esteticista ou salão de beleza);
  • Devemos informar-nos acerca do sucesso obtido pelo médico por nós escolhido;
  • Optar por locais credenciados e preparados para intervir caso seja necessário;
  • Fazer um registo fotográfico do antes e depois;
  • Evitar esforços nas 48 horas seguintes ao tratamento;
  • Fazer um follow - up passadas duas ou três semanas.



Os acidentes indesejáveis:

Se for mal aplicado o botox pode originar graves complicações. O produto pode propagar-se a outras partes do corpo, provocando o risco de enfraquecimento muscular, problemas de deglutição, pneumonia, dificuldades na fala e respiração. Por vezes ocorrem também complicações estéticas como estrabismo, assimetrias faciais e paralisia de músculos do rosto. Só muito raramente é que um tratamento à base de botox pode originar a morte. 



Pessoalmente não tenho nada contra a sua utilização, cada um deve ter a liberdade de decidir o que quer ou não fazer do seu corpo (desde que não prejudique ninguém), todos temos o direito de nos sentir bem connosco próprios e se algumas pessoas necessitam de botox para que tal aconteça, força! 
Se eu faria? Não! Só de pensar em agulhas espetadas na minha cara sinto arrepios... Se eu entro em pânico quando tenho uma consulta ou análises de rotina, se tenho medo de ir ao médico em qualquer tipo de situações... Não me imagino a fazê-lo e a obter qualquer prazer disso! E além disso, gosto de mim tal como sou... Não sou perfeita, até porque ninguém o é... Mas vivo bem com as minhas imperfeições e não sinto nenhum desejo em alterar o meu rosto. Distraída como sou ainda dava por mim a olhar-me ao espelho e a pensar: "Quem é esta e o que faz na minha casa?".
Quanto aos resultados, já vi casos de sucesso e bastantes casos de insucesso. E sim, julgo que possa ser viciante... Aliás, muitas vezes é o vício de fazer cada vez mais tratamentos que origina o insucesso e os tratamentos desastrosos.



Para terminar, deixo-vos um vídeo com um dos casos mais flagrantes (a meu ver), Jocelym Wildenstein, também conhecida como "mulher gata":


E vocês princesas, o que pensam do "elixir da juventude"? Já tiveram alguma experiência neste "mundo"? Gostavam de fazer algum tratamento?

Beijinho 

4 comentários:

  1. Eu acho que se fica sempre com um ar muito artificial!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi alguns casos de sucesso (se calhar por não terem usado o botox de forma excessiva), mas a maioria, concordo contigo, fica com um ar artificial e sem expressão facial...

      Eliminar
  2. Não sei não se seria capaz de fazer, também acho que dá um certo ar artificial... mas nunca se sabe (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu era incapaz de fazer... Com o medo que tenho a agulhas! xD

      Eliminar

Never look back, if Cinderella went back to pick up her shoe, she wouldn't have become a princess ♥