sábado, 11 de agosto de 2012

Operação depilação!

Olá princesas!

Infelizmente os tão incómodos pêlos fazem parte da natureza feminina... E são um dos nossos muitos ódios de estimação, ao ponto de os desejarmos aniquilar de uma vez por todas! 
Nenhuma de nós gosta dos nada estéticos pêlos e existem diferentes métodos para os exterminar... Hoje, venho-vos falar de alguns dos diferentes métodos de depilação existentes e fazer uma comparação entre si...




Luz pulsada

Consiste na eliminação definitiva do pêlo através da destruição da papila dermopilosa. A luz pulsada é uma espécie de laser com diferentes comprimentos de onda  (intervalados no tempo) e com uma intervenção modulada por filtros.

Vantagens: Actua numa área mais extensa que o laser e é eficaz em quase todo o tipo de pêlo e pele (à excepção de peles negras e pelos demasiado claros). Como é intervalada no tempo existe uma maior redução no nível de dor sentido, permitido pelo arrefecimento da pele. O risco de queimadura é muito reduzido.

Desvantagens: É contra - indicada a pessoas com problemas de pele e que utilizem medicamentos que alterem a foto sensibilidade, a diabéticos, doentes oncológicos ou grávidas.

Público alvo: Todas as mulheres e homens com idade superior a 18 anos a que não sejam contra - indicados.

Cuidados a ter antes e depois: A pele deve estar muito bem hidratada e não deve ser exposta ao sol nas duas semanas antes e depois de cada sessão. Se houver exposição devemos utilizar um protector solar muito forte (+50). Se estivermos bronzeadas devemos suspender a sessão até voltarmos a ter a nossa cor de pele natural. É mais indicado utilizar este método de depilação no Inverno.

Sessões: São necessárias cerca de 5 sessões (variando conforme o tipo de pele e pêlo).

Preço: Varia entre os 10 e os 200 euros por sessão (dependendo da zona a depilar).

Durabilidade: Definitiva.





Laser

É uma forma de eliminar definitivamente os pêlos através da destruição da papila dermopilosa. Vai enfraquecendo o pêlo de forma progressiva até que impeça o nascimento de um novo. Este método de depilação atinge temperaturas bastante elevadas e só tem um comprimento de onda, além disso é unidireccional e só pode ser utilizado numa única frequência.

Vantagens: O laser tem um foco de actuação limitado sendo vantajoso nas zonas pequenas e precisas ou em zonas com pêlos dispersos e pontuais.

Desvantagens: É contra - indicada para pessoas com doenças de pele ou que tomem medicamentos que alterem a foto sensibilidade, diabéticos, doentes oncológicos e grávidas. Tem um elevado risco de queimadura e só pode ser utilizada em fotótipos de pele II e III (excluindo as pessoas muito morenas ou negras).

Público alvo: Todas as mulheres e homens com mais de 18 anos a quem não seja contra - indicado.

Cuidados a ter antes e depois: A pele deve estar bem hidratada e não é aconselhável apanhar sol nas duas semanas anteriores e posteriores a cada sessão. Caso haja exposição a pele deve ser protegida com um protector solar forte (+50). Se estiveres bronzeada deves suspender a sessão até a tua pele voltar a ter o seu tom natural.

Sessões: De 4 a 10 sessões.

Preço: Varia entre os 40 e os 450 euros por sessão, consoante a zona a depilar.

Durabilidade: Definitiva.


Luz Pulsada vs Laser

A verdade é que um não é mais eficaz que o outro. Muito pelo contrário, a combinação dos dois é que muitas das vezes promove os melhores resultados. 
Quer um quer o outro consistem na emissão de luz que é conduzida através da melanina e que atinge o folículo piloso enfraquecendo o pêlo. Conseguindo ao fim de algumas sessões impedir o nascimento de um novo pêlo, através da "laqueação" dos vasos sanguíneos que alimentam o folículo. 
A escolha do método a adoptar deve dempender do fototipo de pele, da profundidade do pêlo, da densidade e tamanho da zona a depilar.


Depilação a cera 

Consiste na remoção dos pêlos através da utilização de cera fria ou quente (dependendo da zona).
A cera fria é o ideal para as zonas extensas e menos sensíveis (como as pernas), enquanto que a quente é usada nas zonas mais sensíveis (axilas, virilhas, buço, ...) uma vez que a sua temperatura ajuda a dilatar os poros o que faz com que o pêlo seja removido sem se partir.

Vantagens: Pode ser utilizada em todo o tipo de pêlo. Deixa a pele macia e os pêlos muito mais fracos. Ao fazer a depilação a cera a capa das células queratinizadas da pele é removida estimulando a formação de células novas.

Desvantagens: Pode irritar a pele ou encravar os pêlos, é um método um pouco doloroso. A cera quente é contra - indicada a pessoas com má circulação.

Público alvo: Todas as mulheres e homens.

Cuidados a ter antes e depois: Antes da sessão deves fazer uma boa esfoliação e hidratação à tua pele de modo a torná-la mais elástica. Depois da sessão utiliza um creme pós - depilação. Não te esqueças de nos dias seguintes deves fazer uma boa protecção solar da zona que foi depilada. Nas axilas, no pós - depilação, não deves utilizar desodorizante com álcool.

Sessões: Sessão única.

Preço: Varia entre os 3 e os 25 euros por sessão (varia conforme a zona que se pretende depilar).

Durabilidade: Entre 3 a 4 semanas.




Creme depilatório

É um método caseiro de remoção do pêlo através de princípios activos que destroem a ponta do pêlo até que o mesmo seja dissolvido.

Vantagens: Este tipo de cremes têm a vantagem de hidratar a pele deixando-a macia e sedosa. Ao não arrancar o pêlo pela raiz torna-se indolor. Actualmente já existem cremes específicos para as diferentes partes do corpo. É de rápida aplicação.

Desvantagens: Têm uma curta duração. O creme pode causar alergias ou manchas na pele.

Público alvo: Todas as mulheres e homens que queiram eliminar os seus pêlos numa situação SOS.

Cuidados a ter antes e depois: Antes de utilizar o creme depilatório aconselhasse que se faça o teste de sensibilidade numa zona pequena. Após o tempo recomendado de actuação do creme, o mesmo deve ser retirado com água morna e não se deve apanhar sol nas 24 horas seguintes.

Sessões: Sessão ínica.

Preço: Entre 2 a 11 euros o creme.

Durabilidade: Cerca de 3 dias.



Depilação com lâmina

É um método caseiro de remoção de pêlos, é rápido e indolor. É feito com uma lâmina de barbear que corta o pêlo que se encontra à superfície da pele. Este método pode ser usado em todas as zonas corporais.

Vantagens: Numa situação de emergência é o método mais rápido, indolor e com o custo mais baixo.

Desvantagens: É o método de depilação com menor duração. Com o tempo (se for feiro com muita frequência) os pêlos vão crescendo cada vez mais fortes podendo até ficar encravados mais frequentemente, pode também provocar irritação na pele e alergias. Se não for feito com cuidado pode originar cortes.

Público alvo: Todos os homens e mulheres (numa situação de emergência).

Cuidados a ter antes e depois: Deve ser feito com um creme de barbear para que a lâmina deslize de uma melhor forma (o que evita alguns cortes). No final deve-se fazer uma boa hidratação da pele para que não fique irritada.

Sessões: Uma única sessão.

Preço: O preço das lâminas pode variar entre 1 euro e os 11 euros.

Durabilidade: Entre 2 a 3 dias.



Para mim não há melhor método que a depilação a cera, feita na esteticista porque para estas coisas não tenho jeitinho nenhum. É verdade que é doloroso (não sei porquê mas a mim dói-me mais do lado esquerdo que do direito! --') e que fazer a depilação completa sai um pouquinho caro... Mas é um descanso não termos de nos preocupar com os tão incómodos pêlos durante um mês inteirinho!

Quanto aos rapazes/ homens, não gosto que tenham pêlos no peito ou axilas e muito menos nas costas (blhac!), as pernas até passam... Se não estiverem muito peludas!

Ter sempre a depilação feita para além de ser muito mais estético é muito mais higiénico,


E vocês princesas, conhecem métodos mais eficazes de fazer a depilação? Qual é o vosso método preferido? Preferem um rapaz bem depilado ou com pêlo?

Beijinho!

2 comentários:

  1. Eu faço com cera depilatória há anos :P
    Mas se tivesse mais $$ ia a correr fazer a laser!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço com cera, mas em situações S.O.S recorro ao creme depilatório para tirar aqueles pelinhos indesejáveis! ;)

      O problema da depilação a laser é mesmo o preço e o número de sessões necessárias... Senão também exterminava de uma vez todos os pelos irritantes!

      Eliminar

Never look back, if Cinderella went back to pick up her shoe, she wouldn't have become a princess ♥