domingo, 30 de setembro de 2012

Dar e receber.


Quantas vezes já fizemos alguma coisa por alguém que sabemos que nunca faria nada por nós...

43 comentários:

  1. É verdade. Se não o fizer, fico cheia de remorsos porque não fiz mas depois arrependo-me de o ter feito exactamente por essa razão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passa-se o mesmo comigo, não consigo não ajudar, mas sei que se fosse ao contrário nunca seria ajudada por algumas pessoas. Infelizmente há muita gente que só gosta e pensa em receber! :/

      Eliminar
  2. Não devemos deixar de investir numa pessoa só porque ela não tem nada para nos dar.
    A satisfação de ver alguém feliz, deveria ser recompensa suficiente.
    Infelizmente, na prática, isto acontece tudo ao contrário. Damos um chouriço à espera que nos dêem um porco e a felicidade dos outros, na maioria das vezes, é geradora de inveja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estava a referir-me a bens materiais, estava a referir-me ao facto de por vezes dar-mos e fazer-mos tudo para ver alguém feliz, mesmo sabendo que essa pessoa nunca faria nada por nós...
      Isso é verdade, felicidade gera muita inveja. Já quase ninguém fica contente com a felicidade dos outros.

      Eliminar
    2. Porque usei a metáfora do chouriço e do porco, não quer dizer que me estivesse a referir a bens materiais.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Pois é, que disparate! :$ Muito obrigada! :) Quando erro gosto que me corrijam para tentar não voltar a repetir o erro...

      Mas olha que falar dos bens materiais em relação a este assunto não é mal pensado, visto hoje em dia ser o que mais importa... E muitas vezes serem os grandes motivos de inveja.

      Eliminar
    5. Apesar de vivermos numa sociedade materialista e de reconhecer que há muita gente a necessitar de ajuda, continuo a achar que é a nível dos afectos que vamos ter de mudar. O resto vem naturalmente.
      Os meus pais viveram momentos muito difíceis, quando eu era um miúdo de sete/oito anos, mas vivíamos na terrinha, rodeado de família e amigos, daqueles que só dificilmente encontramos hoje. Gente que conhecia a nossa vida tão bem, como a sua própria vida. O meu pai era um bêbado, mas as pessoas não nos julgavam pelo que ele era e nunca deixariam duas crianças passar fome, ainda que a sua vida fosse pouco melhor do que a nossa.
      Havia laços. Eu ficava com uma prima, como ama, que me dava comida e não cobrava nada por isso.
      Se tenho saudades desse tempo?... claro que não. Tenho saudades dessas pessoas e de tudo o que elas representaram na minha formação como homem. :(

      Eliminar
    6. Concordo plenamente contigo. Infelizmente o que move o mundo hoje em dia já não são os sentimentos, mas sim os bens materiais... Coisa que deveria ser mudada. Ouve-se muito falar em ajudar os outros, em preocuparmos-nos com o próximo... Mas raramente vemos as pessoas a passar das palavras aos actos.
      Felizmente ainda existem pessoas humildes e honestas, que se preocupam não só com a sua vida, mas também com a de quem os rodeia. Isso sim são amigos, sabemos que podemos contar com eles nos bons e maus momentos, são pessoas com quem podemos partilhar as nossas tristezas e as nossas alegrias, pessoas que não nos invejam quando estamos felizes e não nos "deitam abaixo" quando estamos menos bem.
      A minha relação com o meu pai também não é das melhores (melhor dizendo, não há relação, não tenho qualquer tipo de contacto com ele já há dez anos), apesar de me custar muito estar nesta situação confesso que o seu afastamento contribuiu em muito para o meu crescimento, para me tornar a pessoa que eu hoje sou. Hoje sou eu que não revelo nenhum interesse em ter qualquer tipo de contacto com ele, não faria sentido. Não sou hipócrita, nem consigo fingir que iria aceitar uma reaproximação, nunca o vou conseguir perdoar por se ter afastado.

      Eliminar
  3. Txii tantas vezes mas não sei porquê não consigo ficar zangada com a outra pessoa, só desiludida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como eu e acabo sempre por voltar a ajudar e por me voltar a preocupar com essa pessoa caso a mesma esteja mal! :/

      Eliminar
  4. Ficar feliz com a felicidade dos outros é uma prova de bom carácter. Não devemos fazer as coisas esperando algo em troca... Devemos fazê-lo por acharmos que devemos e porque sabemos que nos sentiremos bem com isso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! :) Não ajudo com a intenção de receber nada em troca, mas quando eu preciso também gostava de ser ajudada... E hoje em dia há cada vez menos pessoas a gostar de dar, seja ajuda, apoio, carinho, afecto, ... Há cada vez mais pessoas que só pensam em receber! :/

      Eliminar
  5. Isto aconteceu-me com uma antiga melhor amiga. Alguém que eu achava que estaria para sempre ao meu lado, e que se chateou por uma estupidez -.-
    Eu fiz tudo por ela. Ela só soube ter ciúmes. Enfim :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É triste quando as pessoas mais próximas de nós nos desiludem dessa forma! :(

      Eliminar
  6. tantas mas tantas vezes eu fiz coisas por pessoas que nem sequer dariam um passo para mim. Mas na altura eu nao quis saber, gostava demasiado para me importar com isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mesmo se passou comigo. Apesar de não fazer as coisas com o intuito de ser recompensada pelos meus actos, gostava de saber se caso um dia eu precisasse essas pessoas por quem eu já fiz algumas coisas fariam algo por mim...

      Eliminar
  7. Muitas mas quem ficou comigo própria fui eu e não a outra pessoa, que não o faria por mim :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O importante é nós ficarmos bem com a nossa consciência! :)

      Eliminar
  8. Não costumo fazer as coisas para esperar receber...mas que já fiz muito por quem nunca mereceu...ai isso já...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou sincera...eu não dou para receber...mesmo...mas se receber fico toda feliz xD

      já quando as pessoas me dizem "ah e tal faço anos mas não precisas de dar nada" xD eu já digo "minha gente, faço anos e fico chateada se não receber nada" xD claro que é na brincadeira...mas quem não gosta de receber prendas e gestos de carinho???!!!

      Já dei muito a quem não mereceu e por isso agora meço bem aquilo que faço...mas quem está do meu lado tem sempre elogios e gestos de amizade/amor :)

      Eliminar
    2. Eu também sou assim, não ando com hipocrisias. Quando se aproxima o meu aniversário aviso sempre: "No próximo fim de semana vamos jantar fora para festejar o meu aniversário, o que estão a pensar dar-me de prenda?". Também só faço isto porque tenho confiança com as pessoas, porque são meus amigos, me conhecem e não interpretam mal nem ficam sentidos.
      É muito fácil dizermos que dar é o suficiente para sermos felizes, mas toda a gente gosta de receber e gosta de ver reconhecida a ajuda, carinho, afecto,... que dá! Isso não faz de nós más pessoas, faz de nós humanos. Não acredito que alguém que passe a vida só a dar sem nunca receber seja completamente feliz.

      Eliminar
    3. Olha...nem mais :) concordo a 100%
      Claro que só digo aos amigos e gente muito próxima...porque se não ainda me chamavam de maluca xD

      Eu sou daquelas que para o namorado faz lista de prendas de Natal..lol se sou maluquinha?!?!...yaaahh...mas o que é certo é que tenho sempre coisas que quero ou preciso xD e sem saber porque peço muita cosa e não sei o que me calha...ah, e depois ele diz à mãe dele e fala com os meus pais e assim eles também sabem o que quero/preciso xD

      Eliminar
    4. Eu não faço lista porque gosto que me surpreendam, gosto de estar a desembrulhar a prenda e não saber o que vai sair lá de dentro, mas faço sempre questão de lhe dizer que quero presentes... E se não me der faço birrinha! xD

      Eliminar
    5. Exacto..lol eu também detesto saber o que vou receber...e ele às vezes prega-me partidas e não me dá nadinha da lista xD mas como ele já me conhece bem já sabe o que eu gosto xD
      A lista tem muitas coisas..por isso ele ao dar-me eu nunca sei o que é xD
      Também detesto saber o que vou receber...eu digo-lhe sempre: "dá qualquer coisa...prefiro trocar do que saber o que é" :)

      Eliminar
    6. O meu namorado também já me conhece bem, sabe do que eu gosto e do que não gosto e além disso eu confio no bom gosto dele! :)

      Eliminar
    7. É sempre bom quando temos alguém assim do nosso lado :) hihi

      Eliminar
    8. É óptimo, por isso é que não os podemos deixar escapar! :)

      Eliminar
  9. O mais importante é dar sem esperar receber...fazer o bem porque sim :) *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas toda a gente gosta, quando precisa, de também ser ajudado! :)

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Infelizmente as vezes que me aconteceu isso já não se podem contar pelos dedos das mãos! :(

      Eliminar
  11. Imensas vezes isso já me aconteceu :c chega a um ponto que quando essa pessoa me pede algo de novo limito-me a dizer "não, não posso"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema, às vezes, é ganhar coragem para dizer esse "não, não posso!". :/

      Eliminar
  12. Respostas
    1. Infelizmente há muitas pessoas que não têm consciência! :/

      Eliminar

Never look back, if Cinderella went back to pick up her shoe, she wouldn't have become a princess ♥