terça-feira, 18 de setembro de 2012

Deixem-me fazer o que eu melhor sei fazer!


Sou professora, de momento desempregada, mas sou. Gosto de dar aulas. Gosto de ensinar os meus alunos, mas acima de tudo gosto de aprender com eles. Gosto de dar aulas dinâmicas que envolvam as crianças no processo de aprendizagem, de as ver com vontade de aprender mais. Gosto de as deixar fazer descobertas e experiências, de as motivar. Gosto de entrar na sala de aula com um sorriso na cara e provocar muitos outros nas suas pequenas bocas desdentadas. Gosto do barulho que as crianças fazem enquanto trabalham (uma sala muito silenciosa incomoda-me), das perguntas disparatas e ao mesmo tempo tão cheias de sentido que elas colocam. Gosto de me rir e brincar com elas. Gosto de lhes dar miminhos quando precisam, de as ajudar a solucionar os problemas com que se deparam. Gosto do envolvimento emocional. Gosto de chegar ao fim do ano e ter criado uma relação de amizade com as crianças com quem trabalhei e com os seus pais, relação essa que não termina com o final do meu contrato. Gosto de rever antigos alunos e os seus pais e sentir que reconhecem o meu trabalho. Gosto de pensar que ser professora é ajudar as crianças, homens de amanhã, a tornarem-se cidadãos responsáveis, pessoas honestas e com valor.

Sou jovem e gostava que me dessem mais oportunidades para mostrar que ensinar não é chegar à sala de aula, mandar abrir os livros, debitar a matéria e esperar que as crianças a apreendam de forma automática.  


Gostava que me deixassem trabalhar.

18 comentários:

  1. Estes políticos burros, são como o vento do deserto. Secam tudo à sua passagem.
    Até os sonhos. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente os meus sonhos não conseguem destruir, podem atrapalhar um pouco a sua concretização, mas não os destroem! :)

      Eliminar
    2. No dia em que nos destruírem os sonhos, estamos mortos.

      Eliminar
    3. "Não há nada impossível, porque os sonhos de ontem são as esperanças de hoje e podem converter-se em realidade amanhã."

      Eliminar
    4. Bem, que grande tirada. Agora até fiquei com os dois neurónios a gravitar, que nem dois electrões, à volta de um caroço de azeitona que engoli ao almoço. xD

      Eliminar
    5. Boas tiradas é comigo, modéstia à parte! Por isso é que eu não como azeitonas... xD

      Eliminar
  2. Concordo! A minha mãe também é professora, e isto está mesmo mal, felizmente ela é de quadro de escola e está "segura". Mas acho isto uma vergonha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha mãe também é do ramo educacional e felizmente ela tem emprego certo ano após ano... Eu terminei o curso e consegui arranjar emprego na minha área no ensino privado, por isso não tive logo a noção de como isto estava mau... O ano passado rescindi contrato para me dedicar a 100% ao meu mestrado, foi uma decisão difícil, que nunca poderia ter tomado se não tivesse o total apoio monetário da minha mãe, mas decidi arriscar... Apesar de ter ficado desempregada não me arrependo de ter apostado na minha formação, mas gostava que me dessem uma oportunidade para mostrar o que valho... Não quero passar o resto da minha vida dependente da minha mãe, quero evoluir, começar a construir muitas outras coisas a partir do meu trabalho e do meu esforço, mas não está fácil! :/

      Eliminar
  3. a vida de professor é relamante complicada :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento em Portugal todas as vidas são complicadas, excluindo a vida de político! --'

      Eliminar
  4. Este texto podia ser escrito por mim! Desejo-te sorte, quem sabe ainda arranjas alguma coisa este ano. Eu consegui um horário, é pequenino mas pelo menos faço o que gosto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada princesa! :) Duvido conseguir, nunca trabalhei em nenhuma escola pública, só no ensino privado, por isso o meu tempo de serviço é 0... Para piorar a minha situação, terminei o curso nova de mais (não deveria ser valorizada por isso?), o que significa que todas as pessoas que tenham a mesma média que eu estão acima de mim na lista, porque dão prioridade às pessoas mais velhas... Mas não vou desistir! :)

      Eliminar
  5. isto anda tão mau para esses lados.. e eu vou este ano começar a tirar a licenciatura em educação básica, ui o que me espera.. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é disso que gostas mesmo, não desanimes! Eu apesar de estar desempregada não me arrependo de ter apostado na minha formação e ainda acredito que as coisas vão melhorar! :)

      Eliminar
  6. É uma pena ver que muita gente como tu, que tem paixão por aquilo que faz e que gosta de crianças, não consegue o trabalho que muitos professores mal encarados e antipáticos têm!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que a maioria dos professores que estão a exercer não sabem fazer mais nada a não ser queixar-se. Queixam-se dos ordenados, dos cortes salariais, das horas de substituição que têm de fazer para completar o horário, dos horários, que já não têm cabeça para ensinar... Até já os vi queixar por serem colocados numa escola que fica a meia hora a pé de casa e não estarem habituados a essa escola nem conhecerem os colegas. E eu pergunto-me: Se estão assim tão mal porque é que não dão lugar a uma pessoa que tem vontade de trabalhar, de ensinar (independentemente das condições e do local)? Mas o mais engraçado disto é que quem mais se queixa é quem melhor está...

      Eliminar
  7. Infelizmente não és a única. Espero que para o ano as coisas te corram melhor, ou mesmo este ano. Nunca se sabe se não vais substituir alguém.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duvido muito, tenho cerca de 10 mil professores desempregados à minha frente à espera de colocação... Mas não se pode perder a esperança! :/

      Eliminar

Never look back, if Cinderella went back to pick up her shoe, she wouldn't have become a princess ♥